crisurologia@gmail.com
(11) 2151-5219 / (11) 3812-0100 / (11) 99989-1500





Saúde do Homem: Colesterol e Triglicérides. Como se cuidar.


Saúde do Homem: Colesterol e Triglicérides. Como se cuidar.

Como calcular seu Colesterol:

Primeiro, você deve saber como o colesterol total é calculado. Na verdade, é bem simples: basta adicionar o LDL mais o HDL e, em seguida, adicionar um quinto dos triglicerídeos. É isso.

Então, se o seu LDL = 100, HDL = 50 e triglicerídeos (TG) = 100, o colesterol total será igual a 100 (LDL) + 50 (HDL) + 100/5 (TG) = 100 + 50 + 20 = 170.

Aqui está outro exemplo: Se o LDL = 150, HDL = 50 e triglicerídeos = 500, o colesterol total será igual a 150 (LDL) + 50 (HDL) + 500/5 (TG) = 150 + 50 + 100 = 300. Ruim!. Você quer seu colesterol total abaixo de 200 ou mais, a menos que o HDL seja alto, caso em que o total pode ser superior a 200, mas tudo bem porque níveis elevados de HDL reduzem o risco de doença arterial coronariana .

Entendendo o colesterol HDL + triglicerídeos

Quando verifico um perfil de colesterol, meus olhos sempre olham para o HDL e os triglicerídeos. Esses dois números são altamente afetados pela ingestão de carboidratos e óleos ultraprocessados.

O objetivo do HDL depende do seu sexo; a meta para mulheres é de pelo menos 55 (ou superior) e a meta para homens é de pelo menos 45. De um modo geral, quanto maior o HDL, melhor.

E se o seu perfil de colesterol mostra um baixo nível de HDL e um alto nível de triglicérides?

É hora de reavaliar sua dieta. Algo está diminuindo o HDL e aumentando os triglicerídeos, seja um guloso descontrolado ou um hábito regular de fast-food. Ou talvez seja aquele refrigerante diário, com o equivalente a 12 colheres de chá de açúcar em cada lata. Naturalmente estes valores, pelo menos em parte, tem algum componente genético.

O que mais faz o HDL cair?

Óleos industrializados e ultraprocessados. É aí que o fast food e os itens processados desempenham um papel importante. Sempre que vejo um HDL extremamente baixo, como nos anos 20, você pode garantir que é devido a um almoço diário no drive-thru, ou alguns donuts no caminho para o trabalho todas as manhãs, ou um hábito sério de batata frita .

Não há duas maneiras sobre isso; qualquer combinação de hambúrgueres fritos, xarope de milho, comida de queijo processado, açúcar e farinha branca é uma receita para um ataque cardíaco.

Como você pode aumentar o HDL e diminuir os triglicerídeos?

Coma mais carboidratos intactos, inteiros e coloridos e gorduras nutritivas, como peixe, azeite, nozes. Vegetais de folhas verdes escuras são uma potência de nutrientes importantes. E lembre-se de que o exercício também aumenta seu HDL, então comece a caminhar pelo menos 40 minutos ao dia e seus números ficarão ainda melhores.

E se o seu HDL estiver ótimo, mas os triglicerídeos ainda estiverem altos?
Observe a quantidade de álcool que está sendo consumida, incluindo cerveja. O álcool com moderação aumenta seu HDL, mas a cerveja, feita de grãos, é um tipo de carboidrato que aumenta esses triglicerídeos. Tudo com moderação: não mais que uma bebida por dia para mulheres, duas para homens.

O que é colesterol LDL?

Eu também olho cuidadosamente para o LDL, que é uma questão completamente diferente. O LDL está ligado à ingestão de alimentos de origem animal, incluindo laticínios, ovos, frango, peru, carne bovina, suína e ovina. Se o seu LDL estiver em torno de 130 ou menos e você não tiver nenhum fator de risco para doença arterial coronariana, você está indo muito bem. Mas quanto mais fatores de risco você tiver, menor deve ser o seu LDL.

Os fatores de risco que aumentam a probabilidade de ataques cardíacos incluem tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade, histórico familiar ou pessoal de ataques cardíacos e/ou ser viciado em sofá. Ser sedentário (inativo) é um fator de risco importante e reversível para doenças cardíacas.

Mesmo que seu único fator de risco seja que seu pai é um sobrevivente de ataque cardíaco, seu médico pode optar por ser mais agressivo e diminuir sua meta de LDL para 100. Se você é diabético, a meta de LDL provavelmente cairá mais perto de 70. Por quê? O diabetes é um fator de risco tão significativo que aumenta o risco de ataque cardíaco igual ao de alguém que já teve um ataque cardíaco anterior. A genética também pode ser um fator em níveis elevados de LDL. Para algumas pessoas, pode ser difícil cortar alimentos de origem animal o suficiente para diminuir o LDL, o que pode ser parte do motivo pelo qual usamos tantos medicamentos para baixar o colesterol para diminuir o risco de ter um ataque cardíaco.

Se você não gosta do seu perfil de colesterol, é bom você ter um plano agora para não ter surpresas. Coma mais frutas e vegetais, grãos integrais, feijão. Reduza as guloseimas e pule o refrigerante, fast food. Seja criterioso sobre sua ingestão de alimentos de origem animal.Faça uma caminhada porque o exercício aumenta seu HDL. E peça a alguém para ajudá-lo a descobrir como parar de fumar.

Em seguida, verifique novamente seu colesterol em alguns meses e sorria.

DR.CHARLES ROSENBLATT
Urologia
https://urologiarosenblatt.com.br
https://vesectomia-e-reversao.com.br
https://hpvinfo.com.br