Felizmente a Anvisa se posicionou como representante de País de primeiro mundo e liberou a vacina em meninos na prevenção do HPV.
Vacina em homens de 9 a 26 anos contra HPV
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) para meninos e homens de 9 a 26 anos de idade. A indicação é para prevenir verrugas genitais e lesões relacionadas aos tipos 6 e 11 do vírus. Para mulheres, a vacina havia sido aprovada no Brasil em 2008, mas só está disponível em clínicas particulares.
A base da aprovação da vacina para o sexo masculino foi um estudo publicado no “New England Journal of Medicine”, que comprova a redução de 90% das lesões genitais externa e também a diminuição da infecção persistente pelo HPV em 85% dos casos. O estudo foi feito com 4.065 homens de 16 a 26 anos, em 18 países (incluindo o Brasil) e comprovou eficácia da vacina contra os tipos 6, 11,16 e 18 do papilomavírus.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabela Ballalai, diz que, apesar de as mulheres ainda serem o foco principal da vacina por causa do câncer de colo uterino, imunizar homens tem o seu ganho.
– Sabemos que 40% dos casos de câncer de pênis estão relacionados ao HPV. Os tumores de ânus também e chegam a 30% dos casos diagnosticados nos homens. Nos Estados Unidos, a vacina para o sexo masculino foi aprovada em 2009 – disse.
Hélio Magarinos, presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia, lembra que a maioria dos homens fica a parte quando o assunto é o HPV. ” Existe a falsa informação de que o sexo masculino não tem risco de desenvolver câncer por HPV e que somente as mulheres terão tumor. E os homens só fazem exames para confirmar o vírus quando já apresentam alguma lesão e o médico tem quase certeza do diagnóstico” explica Magarinos.
A infecção por HPV atinge cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. O risco de contágio é alto, chegando a 80%, e o vírus pode ser transmitido mesmo que esteja latente (sem manifestação visível). O HPV pode permanecer no organismo sem qualquer sintoma por anos. Para a maioria, o vírus desaparece espontaneamente e desenvolver um câncer pode levar até 20 anos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados em de baixo e de alto risco de câncer. Os tipos 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Já os tipo 6 e 11 estão presentes em 90% das verrugas genitais.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/05/26/anvisa-aprova-indicacao-da-vacina-contra-hpv-para-homens-924546678.asp#ixzz1NxdPoujT